Phishing Caixa Geral de Depósitos: falsa «atualização PSD2»

Phishing «Caixa Geral de Depósitos»: falsa atualização PSD2 — análise HJFR

A 3 de novembro de 2026, uma caixa de correio em Portugal recebeu um e-mail com o assunto «Atualizacao obrigatoria da aplicacao Requer acao por parte do utilizador», em nome da «Caixa Geral de depositos». Invoca as regras europeias PSD2 para exigir uma «atualização obrigatória de segurança» em 24 horas. Analisámos a mensagem num laboratório isolado: é phishing.

E-mail de phishing a imitar a Caixa Geral de Depósitos com prazo de 24 horas, seis sinais de alerta numerados
E-mail «Caixa Geral de Depósitos» recebido a 03/11/2026, com os sinais de alerta numerados.

Os seis sinais de alerta

  1. Um cabeçalho de imitação. O nome do banco escrito em texto e um selo «SEGURO» que não garante nada.
  2. «Caro(a) Cliente». Saudação genérica, sem o nome do cliente.
  3. Uma regra real usada como pretexto. A diretiva PSD2 existe, mas não obriga a «atualizar dados» por um link num e-mail.
  4. Prazo de 24 horas. Depois disso, o acesso aos canais digitais seria «temporariamente suspenso».
  5. O botão não leva ao banco. «Aceder à área segura» abre um domínio que imita o nome da CGD.
  6. Contactos verdadeiros, links falsos. O telefone e a morada do rodapé são os reais; os links «www.cgd.pt», «Contactos» e «Cancelar inscrição» levam todos ao mesmo site falso.

O remetente e o destino

O nome mostrado é «Caixa Geral de depositos», mas o endereço é suportecaixa[@]atualizacao58696cgdpcontato[.]com, root[@]pass6[.]inter-iea[.]com. Todos os links apontam para hxxps://r7ku2d8[.]caixacgdpt[.]biz[.]ua/servicos-Pagesk203880ksks0284850akka013885590sk/, num domínio que muda de subdomínio de envio para envio. Quando o visitámos, a 5 de novembro de 2026, o site bloqueou o acesso; por isso não observámos a página.

Já tínhamos analisado outra campanha em nome da CGD, com outro aspeto: «Caixa Empresas» e Millennium bcp — atualização de dados.

Recebeu um e-mail destes?

Para equipas de TI

Juntámos os indicadores deste e-mail — o destino dos links e os remetentes — e o hash do ficheiro do e-mail à nossa lista de IOCs de phishing, em listas de texto com um indicador por linha, prontas a importar em firewalls, proxies, DNS, gateways de correio e ferramentas de deteção.

IndicadorPapelAção
hxxps://r7ku2d8[.]caixacgdpt[.]biz[.]ua/servicos-Pagesk203880ksks0284850akka013885590sk/Destino de todos os linksBloquear
suportecaixa[@]atualizacao58696cgdpcontato[.]comRemetenteBloquear este endereço no gateway de correio (não o domínio)
root[@]pass6[.]inter-iea[.]comRemetenteBloquear este endereço no gateway de correio (não o domínio)

Os endereços estão desativados (hxxp, [.]) para não serem clicáveis: para os usar numa ferramenta, troque hxxp por http e [.] por um ponto.

Nota. Este artigo descreve apenas o que a HJFR observou na mensagem recebida e na análise feita a 5 de novembro de 2026. A referência a domínios, endereços, serviços ou servidores identifica a infraestrutura técnica que aparece nos cabeçalhos, nos links e nos ficheiros à data da análise; não significa que os titulares desses domínios ou endereços, os seus fornecedores ou a entidade imitada tenham participado ou tido conhecimento. Informação prestada de boa-fé, a confirmar pelos próprios.

A Caixa Geral de Depósitos foi imitada e não tem qualquer responsabilidade nesta mensagem.

Workshops de sensibilização

Casos reais como este são a melhor matéria para preparar equipas. Nos workshops da HJFR treinamos a deteção de phishing e de anexos maliciosos com exemplos recentes, em português.

Fontes

  • MITRE ATT&CK — T1566, Phishing
  • Centro Nacional de Cibersegurança — cncs.gov.pt
  • Análise da HJFR ao e-mail recebido a 03/11/2026, em laboratório isolado.